Vocês já sabem que eu adoro receitas americanas – tanto que tenho um ebook só sobre o café da manhã americano e outro com 50 receitas clássicas americanas – e um blog inteiro sobre gastronomia e inglês 🙂
A maioria das receitas americanas que preparamos aqui em casa não precisa de muita adaptação e os resultados são perfeitos, mas tem algumas que precisam ser alteradas, ou precisam de muitas experimentações para darem certo!
E assim foi com os bagels! Esses pãezinhos deliciosos sempre ficavam com gosto e textura de pães normais – e os bagels não são pães normais! Têm uma textura especial e um gostinho característico.
Foram várias receitas testadas até que o Luciano (meu marido) encontrou uma que parecia ser infalível. Foram várias tentativas e adaptações com os ingredientes que temos por aqui. E não é que funcionou? Estes são os melhores bagels que já fizemos – na verdade é só o Luciano que faz 🙂 – e ficam iguaizinhos aos que comemos nos EUA!
Um porém. Eles ficam iguais aos que comemos que são comprados em padarias, fresquinhos (freshly baked), não iguais aos industrializados (marcas tipo Sarah Lee e Thomas), mas mesmo assim são maravilhosos!
Chega de conversa e vamos à receita de bagels iguais aos americanos! O passo a passo com fotos (e vídeo) segue logo adiante!
E não deixe de ler as notas da receita, pois são muito importantes para os bagels darem certo!
- 1½ colheres (chá) de fermento biológico seco
- 337 gramas (1½ xícaras) de água morna
- 623 gramas (4 xícaras) de farinha de trigo (com 11% de proteínas - ver notas)
- 2 colheres (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de extrato de malte (ver notas)
- Farinha de milho (para polvilhar na forma)
- Misture o fermento e a água morna em uma tigela enquanto separa os outros ingredientes, para que o fermento ative e começe a espumar.
- Em outra tigela misture o extrato de malte com um colher de sopa de água (se usar o extrato de malte).
- Coloque a farinha e o sal na tigela de uma batedeira com o gancho para massas, acrescente a mistura de extrato de malte e a mistura de fermento e água. Ligue em velocidade baixa e deixe assim por uns 4 minutos, até a massa começar a se formar. Aumente a velocidade para média e deixe batendo por mais uns 7 minutos. A massa ficará bem uniforme, lisa e dura.
- Polvilhe o fundo de uma forma grande com a farinha de milho e reserve.
- Despeje a massa em uma bancada, divida em 10 porções (de 90g a 100g cada, ou de olho mesmo, desde que fiquem em bolas com o tamanho parecido). Deixe descansar por 5 minutos.
- Abra cada bola de massa em uma tira de cerca de 25cm de comprimento (vá amassando a massa e espichando-a com as mãos para fazer uma "cobrinha" uniforme, ou seja, sem que as pontas fiquem mais finas).
- Junte as extremidades da tira de maneira que se sobreponham por uns 3cm, formando um anel de massa. Coloque dois dedos no meio do anel e fazendo movimentos de vai e vem sobre a bancada, aperte sobre a junção das pontas para que grudem. Tente deixar todo o anel da mesma espessura!
- Coloque os anéis de massa na forma com farinha de milho, com um espaço de uns 2cm entre cada um. Cubra com filme plástico (ou um saco plástico) e deixe na geladeira de um dia para o outro (ou pelo menos 6 horas - ver notas).
- Depois deste tempo, coloque o forno para pré-aquecer a 250ºC. Pegue uma panela grande e encha-a até que fique com cerca de 9 centímetros de profundidade de água e leve a ferver.
- Enquanto isso forre duas formas grandes com papel manteiga (ou um tapete de silicone).
- Retire os anéis de massa da geladeira e coloque dois ou três de cada vez na água fervente. Deixe 30 segundos, vire-os e deixe mais 30 segundos. Retire com uma escumadeira e coloque-os para secar em uma grelha ou sobre um pano de prato limpo, com o lado que estava sobre a farinha de milho para baixo. Repita até ferver todos os bagels.
- Coloque os anéis de massa já fervidos e escorridos na forma forrada com papel manteiga, deixando uns 2 cm entre cada um.
- Asse por 15 a 20 minutos até que fiquem dourados e crocantes. Para que fiquem uniformes, vire-os na metade do tempo de cozimento.
- Retire do forno, retire do papel manteiga e deixe esfriar sobre uma grelha.
- Os bagels podem ser congelados depois de prontos.
2. Recomendamos muito o uso da batedeira com o gancho para massa, pois a massa é bem firme, mas se você estiver disposto a cansar os braços um pouco, vale a pena tentar! Nunca fizemos a massa em uma máquina de fazer pão.
3. A farinha que temos no Brasil não tem uma quantidade de proteína adequada para que os bagels fiquem mais firmes. Geralmente têm cerca de 5% de proteínas e o ideal é que tenha 11% de proteínas. Por isso recomendamos usar farinha importada (italiana, que já tem esse nível de proteína). Caso não seja possível, em casas especializadas em produtos para padarias, é possível encontrar o Glúten Vital e adicioná-lo à farinha normal. Cerca de 2 colheres de sopa são suficientes para esta receita. Se você não usar a farinha importada nem o glúten, os bagels ficarão mais macios, mais parecidos com um pão normal.
4. O extrato de malte também pode ser encontrado em casas especializadas. Não é levedo de cerveja, nem de cevada!! Se você não encontrar, pode substituir por duas colheres de sopa de melado de cana.
5. Os bagels depois de assados podem ser guardados em um saco plástico por até 3 dias, ou congelados por até um mês. Para aquecer, basta colocar uns 5 minutos no forno, ou usar uma torradeira, colocando os bagels fatiados. Para descongelar, use o microondas por cerca de 30 segundos, ou deixe-os por uns dez minutos à temperatura ambiente e aqueça no forno ou na torradeira.
Receita de bagels – Passo a passo com fotos e vídeo:
1. Misture o fermento e a água morna em uma tigela enquanto separa os outros ingredientes, para que o fermento ative e começe a espumar.
2. Em outra tigela misture o extrato de malte com um colher de sopa de água (se usar o extrato de malte).
3. Coloque a farinha e o sal na tigela de uma batedeira com o gancho para massas, acrescente a mistura de extrato de malte e a mistura de fermento e água. Ligue em velocidade baixa e deixe assim por uns 4 minutos, até a massa começar a se formar. Aumente a velocidade para média e deixe batendo por mais uns 7 minutos. A massa ficará bem uniforme, lisa e dura.
4. Polvilhe o fundo de uma forma grande com a farinha de milho e reserve. bagelpassoapassoinglesgourmet
5. Despeje a massa em uma bancada, divida em 10 porções (de 90g a 100g cada, ou de olho mesmo, desde que fiquem em bolas com o tamanho parecido). Deixe descansar por 5 minutos.
6. Abra cada bola de massa em uma tira de cerca de 25cm de comprimento (vá amassando a massa e espichando-a com as mãos para fazer uma “cobrinha” uniforme, ou seja, sem que as pontas fiquem mais finas).
7. Junte as extremidades da tira de maneira que se sobreponham por uns 3cm, formando um anel de massa. Coloque dois dedos no meio do anel e fazendo movimentos de vai e vem sobre a bancada, aperte sobre a junção das pontas para que grudem. Tente deixar todo o anel da mesma espessura!
8. Coloque os anéis de massa na forma com farinha de milho, com um espaço de uns 2cm entre cada um. Cubra com filme plástico (ou um saco plástico) e deixe na geladeira de um dia para o outro (ou pelo menos 6 horas – ver notas).
9. Depois deste tempo, coloque o forno para pré-aquecer a 250ºC. Pegue uma panela grande e encha-a até que fique com cerca de 9 centímetros de profundidade de água e leve a ferver.
10. Enquanto isso forre duas formas grandes com papel manteiga (ou um tapete de silicone).
11. Retire os anéis de massa da geladeira e coloque dois ou três de cada vez na água fervente. Deixe 30 segundos, vire-os e deixe mais 30 segundos. Retire com uma escumadeira e coloque-os para secar em uma grelha ou sobre um pano de prato limpo, com o lado que estava sobre a farinha de milho para baixo. Repita até ferver todos os bagels.bagelpassoapassoinglesgourmet
12. Coloque os anéis de massa já fervidos e escorridos na forma forrada com papel manteiga, deixando uns 2 cm entre cada um.
13. Asse por 15 a 20 minutos até que fiquem dourados e crocantes. Para que fiquem uniformes, vire-os na metade do tempo de cozimento.
14. Retire do forno, retire do papel manteiga e deixe esfriar sobre uma grelha.
Acharam um pouco complicado? Meu marido jura que é muito fácil de fazer 🙂 Venham me contar depois se fizeram!
para salvar no Pinterest
Ana
Sensacional! Quando vi recebi o post por e-mail, achei que seria a respeito de recheios para os bagels e não os preparar os próprios bagels! Achei demais! Parabéns!
Andrea Martins
Oi Ana,
Que bom que tu gostou! Se fizeres vem depois me contar como ficaram.
Um abraço,
Andrea
Betânia
Qual devw ser a tempeeatura do forno ao assar? Para aquecer é 250 graus. Grata.
Andrea Martins
Olá Betânia,
Para assar a temperatura também é 250C.
Um abraço,
Andrea
Elisa
Achei sua receita ótima, moramos na California e meu marido sempre compra, mas achei a sua receita até mais gostosa que as daqui!
Andrea Martins
Que bom Elisa! Amamos essa receita aqui em casa!