Desde que compramos nossa batedeira KitchenAid e o moedor de alimentos, que é um dos seus acessórios, só comemos a nossa própria carne de hambúrguer (hamburger), feita em casa.
Dá trabalho? Um pouco!
Vale a pena? Muito!
Por essa razão, decidi novamente me apropriar de um post lá do Malas e Panelas, sobre hambúrguer feito em casa. Afinal, a busca pelo hambúrguer perfeito tem tudo a ver com o Inglês Gourmet 😉
Mas antes, alguns termos relevantes:
Patty é como se chama a carne moldada, redondinha. Se for de carne de gado, se chama beef patty.
O hambúrguer (hamburger) é feito com ground meat, ou seja, carne moída.
Alguns acompanhamentos tradicionais são: queijo (cheese), alface (lettuce), tomate (tomato), cebola (onion).
E alguns condimentos: ketchup, mostarda (mustard), maionese (mayonnaise, ou simplesmente mayo) e sweet relish, que é um tipo de condimento adocicado, feito com pepino em conserva bem picadinho.
E agora com vocês, como preparar The Perfect Hamburger!mm
Aqui em casa somos loucos por hambúrguer (deu pra ver pelo post anterior), mas não esses comprados congelados. Não negamos que já comemos muitos prontos, de caixinha e, ainda por cima, com sabor churrasco, picanha… Esse foi nosso período paleolítico hamburgueriano.
E então aos poucos começamos a evoluir. Primeiro comprávamos a carne moída e formávamos nossos próprios hambúrguers, temperando com sal, pimenta e um pouco de cebola desidratada. A seguir começamos a fazer os discos de carne sem tempero algum, colocando sal e pimenta apenas na hora de cozinhá-los, pois descobrimos que o sal fazia com que desidratassem muito. Delícia.
Pesquisa, informação e a compra de equipamentos foram necessários para chegarmos à terceira etapa evolutiva: investimos em um moedor de carne e agora nossos hambúrgueres são moídos e moldados em casa. O de entrecot é divino – e nosso favorito. Vocês sabiam que o teor ideal de gordura na carne para hambúrguer é de 30%? Dá pra calcular bem ao fazer um de picanha. Também já fizemos de frango! A Isabella se diverte em ver todo o processo. E mais uma vez notamos o quanto é importante que ela saiba de onde vem o que ela está comendo.
E nada de muita invenção ao montar. O hambúrguer perfeito é com carne, queijo, alface e tomate. Simples e saboroso! Mas não vamos negar que às vezes incrementamos com cebola caramelizada, bacon ou algum molho do tipo barbecue.
Deu água na boca!
Se vocês ainda estão no período paleolítico, vale a pena um esforço para pular direto à segunda etapa. Para fazer o hambúrguer é só juntar um pouco de carne moída nas mãos e aos poucos ir achatando para que tome forma. Sem apertar muito! Quanto menos compacto, mais macio ele vai ficar depois de pronto. E pode ir sem medo, ele não se desmanchará. Então é só fritar com um pouco de óleo (ou colocar em um grill, ou grelha) temperado com sal e pimenta.
Mais fácil, impossível. Quer dizer, mais fácil é comprar o congelado pronto, mas o objetivo é melhorar, não?
Lusinele
Muito bom esse post !!! Aliás, o conteúdo do site é todo excelente, sou muito fã. Tb adoro hambúrgueres, mas confesso que não sou muito fã desses X-tudões que vendem por aí . Os de caixinha, os Mc’s e Bob’s meu marido passa mal (deve ser algum conservante que não desce). Qdo a vontade aperta muito vamos ao The Fifties ou Joe & Leo’s, mas gastar em média 100 Dilmas em hambúrguer, por melhor que seja, considero uma extravagância. Já tentei fazer em casa, mas o resultado foi um disco duro e seco, com gosto de papelão, alho e cebola. Um desastre ! Seu post reacendeu minhas esperanças. Não tenho uma KA, embora sonhe muito com uma, mas tenho um moedor de carne elétrico. Já é um começo, né? Qual corte vc sugere? Entrecôte nunca vi pelas minhas redondezas, picanha já é mais fácil. O de frango é o mesmo processo? Não precisa de nenhum tempero, nem nada para dar liga? Abraços.
Andrea Martins
Oi Lusinele,
Um moedor de carne elétrico é perfeito para fazer hambúrguer e quanto ao corte, com picanha fica muito bom. Com a carne de frango o processo é o mesmo. E vai só a carne mesmo. O tempero, como sal e pimenta, vai só na hora de grelhar. E cuida para ficar um pouco mal passado, isso vai garantir que fique mais macio e suculento.
Boa sorte e depois me conta como ficou!
Um abraço
Andrea
Henrique Mello
Lusinele, com Fraldinha você não erra. É um corte bem saboroso, e com teor de gordura ideal (aprox. 26g por 100g d corte).