Pastry
Pastry é o nome dado a vários tipos de alimentos feitos com ingredientes como farinha (flour), açúcar (sugar), leite (milk), manteiga (butter), fermento em pó (baking powder) e ovos (eggs).
Entre as pastries mais populares estão as pies (tortas), tarts (muito parecidas com as pies, porém mais baixas e sempre sem tampa) e quiches.
A palavra Pastry também é utilizada para denominar a massa (dough) em que essas guloseimas são feitas.
As massas variam em textura (texture) e sabor (taste) de acordo com a proporção de gordura utilizada, a maneira como a farinha é incorporada na massa e o método usado para moldar a massa.
Os principais tipos de massa/pastry são:
Shortcrust Pastry: a mais fácil de fazer e é feita com farinha (flour), gordura (fat), sal (salt) e água (water). Para uma versão mais substanciosa, a água pode ser substuida por ovo (egg). Pode ser usada para doces (sweet pastry) ou salgados (savory pastry). Em francês se chama Pate Brisee e esta nomenclatura é as vezes utilizada nas receitas em inglês.
Algumas delícias com a Shortcrust Pastry:
Pate Sucrée: também chamada de Sweet Shortcrust Pastry é uma massa francesa parecida com a shortcrust pastry, mas a pate sucrée contém mais açúcar (ela só é feita para doces) e gemas de ovo (egg yolks).
Receitas que levam a Pate Sucrée:
Puff Pastry: É uma massa folhada, com alto teor de gordura. E a técnica utilizada de abrir (rolling) e dobrar (folding) cria finas camadas (layers) na massa, retendo ar entre estas camadas, fazendo uma textura leve (light) e laminada (flaky).
Alguns exemplos de utilização da Puff Pastry:
Choux Pastry ou Pate a Choux: é uma massa leve que leva flour (farinha), salt (sal), butter (manteiga), eggs (ovos), milk (leite) e sugar (açúcar), este último se a receita for doce. Essa massa faz os famosos profiteroles e éclairs. Olhem eles aqui:
Phyllo (Filo) Pastry: é uma massa muito fininha, da espessura de um papel (paper-thin) e bem maleável. Olhem como ela é:
Algumas guloseimas com a Phyllo:
Luciano
Está muito legal esse post!
Também adoro pastries
Nair Sanchez
Muito interessante!!!!
cesar martins
Wow ! I do know English , but when it comes up to food my English is not that good . thanks for the tips . Take care !
Andrea Martins
Hi Cesar, I appreciate your visit. I hope to hear more comments from you in the future. Andrea
Irani
I like this!!! It’s interesting . Thanks.
elisabete mon lleo
adorei este post. gostaria de poder experimentar todas as sugestões apresentadas, mas me falta, e muito, habilidades culinárias pra chegar a ter um resultado tão especial. de qualquer forma melhoro meu aprendizado no ingles e saboreio com os olhos as delicias publicadas. huuuuummmmmm.
Tom Le Mesurier
Conhece ‘baklava’? É um doce arabe (bem, talvez não arabe – talvez de Grécia, Turquia, não sei exatamente!) que usa filo pastry com mel, manteiga, pistache. É incrível! 🙂
Andrea Martins
Oi Tom, conheço mas nunca comi. Deve ser realmente uma delícia!
Michelle
Oi Andrea! Eu ja provei o Baklava e é simplesmente uma maravilha! Acabei de ver uma receita desse doce e descobri que precisa usar a “phyllo pastry “. Sabe onde encontro aqui pelo Sul? Não é a mesma coisa de massa folhada, ne? Obrigada !
Andrea Martins
Oi Michelle,
A marca Arosa tem a massa “fillo” que é a phyllo pastry.
Um abraço,
Andrea
Regina
Sensacional! Este post vale por um curso! Muito , mas muito obrigada!
Andrea Martins
Oi Regina,
Que bom que gostou!
Rebeca
OI! A massa folhada de lanches em lanchonetes é a phyllo ou a puff pastry? Obrigada!
Andrea Martins
Olá Rebeca,
É a puff pastry.
Um abraço,
Andrea