Uma pesquisa no Reino Unido sobre os ícones nacionais colocou o Fish and Chips acima da Rainha, da Princesa Diana e dos Beatles. Em outra pesquisa foi considerado o favourite smell (cheiro favorito). Aproximadamente 1 em cada 10 libras gastas em comida é gasta nele. E a maioria dos turistas que visitam o Reino Unido querem provar. Depois de tudo isso não poderia deixar de trazer um post sobre esta especialidade britânica.
O Fish & Chips é encontrado no cardápio de muitos pubs e restaurantes, e ainda mais frequentemente nas Fish and Chip Shops (lugares especializados nesse prato, também chamadas de Chippy). Estes lugares são geralmente bem simples, com mesas e cadeiras de plástico. Acredito que por não ser um lugar muito convidativo, a maioria das pessoas prefere a opção take away (pedir e levar embora) do que eat in (comer lá mesmo).
Bom, mas o que é o Fish & Chips? Este prato consiste em:
Fish: Um pedaço grande de peixe (geralmente bacalhau fresco: cod), mergulhado em uma massa (frequentemente uma mistura de farinha e água, mas que às vezes são substituídas por leite ou até mesmo cerveja) que depois é deep-fried (frita totalmente imersa em gordura bem quente, por pouco tempo), o que faz ficar crocante (crispy )por fora e suculento (juicy) por dentro.
Chips: batatas fritas. (em inglês americano = French Fries)
Alguns acompanhamentos do Fish and Chips são: sal, ketchup e vinagre. O acompanhamento mais diferente são as mushy peas (ervilhas parcialmente amassadas).
Em 2010 o Fish & Chips comemorou 150 anos de existência e para celebrar a data o jornal britânico The Independent elaborou uma lista de 150 fatos desta instituição britânica. Aqui estão alguns:
- O Reino Unido tem aproximadamente 10.500 Fish and Chip Shops.
- Nas sextas-feiras, 1 em cada 5 pedidos de ‘take away‘ são feitos em uma Chippy.
- Estima-se que 229 milhões de porções são vendidas anualmente.
- Mais da metade da população britânica adulta visita uma Fish and Chip Shop pelo menos uma vez por mês.
- O Fish & Chips tem aproximadamente 595 calorias por porção.
- Nas shops eles tradicionalmente embalavam a porção com um papel branco fino (para higiene) e do lado de fora uma camada de papel de jornal (para manter o calor e absorver a gordura).
- Existe uma comunidade online dedicada aos fish and chip shop lovers (chippy-chat.co.uk)
Alguém aí ficou com vontade de comer Fish and Chips? Veja a receita completa aqui!
Fotos: goodtoknow.co.uk e bbcgoodfood.com
elisabete monlleo
Nossa que delícia esta sugestão. Pero….. engordante, não???? Quanto ao contexto da informação, por demais interessante. Gosto muito da forma como é apresentada cada novidade do teu blog. Além de apetitosa, muito informativa.
Marisa Martins Hädrich
Até que enfim aprendi a fazer fish and ships. Beleza!
Tia Marisa
Silvio
Oi, Andrea! Você saberia me dizer se a versão cozida (peixe cozido e batata cozida, por exemplo no vapor) é também tradicional na Inglaterra? Li que o Fish and Ships nasceu como uma espécie de prato “operário”. Existe a versão “aristocrática” do prato?
Andrea Martins
Olá Silvio,
Acho que a versão cozida não é tradicional.
Realmente o Fish & Chips foi criada para a “working class”. Fiz uma pesquisa e não encontrei informações sobre uma versão mais sofisticada do clássico.
Mas o mais importante é que é uma delícia 😉
Se quiseres preparar em casa, dá uma olhada na receita que publiquei no Malas e Panelas: http://malasepanelas.com/receita-fish-chips-mushy-peas/