Este post é dedicado aos amantes de café (me incluo nesta categoria). Os cafés podem ser preparados das mais variadas formas e muitas vezes ficamos confusos entre um e outro. Então apresento uma lista que vai facilitar a vida de vocês – e a minha também 🙂 – na próxima vez que forem a uma Coffee Shop (também chamadas de Coffee House).
ESPRESSO: café preparado com máquina específica para espresso (espresso machine) através da passagem de água muito quente (mas não fervente), sob alta pressão, pelo café moído.
CAFFÈ AMERICANO: é o espresso adicionado de água quente. Criado para atender o gosto dos americanos, que gostam de um café mais fraco, em maior quantidade. O Caffè Americano difere do lungo, ou long espresso, pois neste, a água que é adicionada é passada na máquina de espresso, dando um sabor mais forte.
CAFFÈ LATTE: ou apenas Latte, é o café expresso com leite vaporizado (steamed milk) e, as vezes, uma fina camada de espuma (foam). Na Australia e Nova Zelandia existe o café Flat White, que é semelhante o Latte.
ESPRESSO MACCHIATO: café espresso com espuma de leite (milk foam). Na Australia ele ainda pode ser short (1 dose/shot de espresso) ou long (2 doses/shots de espresso) e com leite vaporizado (steamed milk) ao invés de espuma (foam).
CAPPUCCINO: café espresso, leite vaporizado (steamed milk) e uma camada grossa de espuma (foam). O Cappuccino, por ter mais espuma (consequentemente menos leite) que o Latte, tem um sabor mais forte.
ESPRESSO CON PANA: café espresso com chantilly (whipped cream).
CAFFÈ MOCHA: café espresso acompanhado de calda de chocolate (chocolate syrup), leite vaporizado e coberto com chantilly (whipped cream).
CAFÉ AU LAIT: também chamado de Caffé Misto, é uma mistura de café coado/passado (brewed) com leite vaporizado (steamed milk).
Ainda temos os cafés nas suas versões geladas: Iced Coffee (café gelado, as vezes com leite) Iced Espresso, Iced Cappuccino e os Frappes, que são quase que milkshakes de café. Ainda temos os Frappuccinos, que são marca registrada da rede Starbucks. Eles lembram os Frappes e podem até ser comprados engarrafados em supermercados.
Já ia quase esquecendo: o café também pode ser decaf (decaffeinated), ou seja, descafeinado.
Agora com licença que vou tomar um café…
Fotos: Starbucks
Fernanda Oliveira e Vinicius Pinheiro
Andreia! Amamos cafe… mas sempre ficamos confusos na hora de escolher pois gostamos de provar cada dia um… mas as vezes “as cegas” da azar! Adorei!!
e a Starbucks… delicia!!
wilma guedes
Amo café de todo jeito!!! rss… como a Andrea,também sou tradutora e Professora de Inglês.
Adorei este site de vocês e sempre compartilho com meus amigos e contatos.
Congratulations,
Wilma
Andrea Martins
Obrigada Wilma!
Um abraço,
Andrea
Graziela Pinheiro
Olá Andrea,
primeiramente, parabéns pelo blog. É muito interessante e adoro receber seus posts.
Gostaria de sugerir duas adições para os posts sobre leite e café:
evaporated milk, que aqui no Brasil a gente não acha, mas pode adaptar e fazer com 7 colheres de sopa rasas de Leite Molico em pó (54 gramas) em 270 ml de água e leve à geladeira por cerca de 12 horas. Bata a mistura em batedeira até dobrar de volume.
o evaporated milk é usado em receitas como o bolo Tres Leches.
e o white coffee, que a gente vê quando viaja, mas pouca gente sabe o que é.
Mais uma vez, parabéns! Aguardo novos posts!
Andrea Martins
Oi Graziela,
Obrigada pela dica de evaporated milk. Também tenho uma receita aqui no blog: https://inglesgourmet.com/2015/10/como-fazer-leite-evaporado-evaporated-milk/
E também do Tres Leches Cake: https://inglesgourmet.com/2015/10/receita-de-tres-leches-cake/
Será que o white coffee é o mesmo flat white, que é como chamam o latte na Austrália e Nova Zelândia?
Obrigada pelo comentário e volte sempre!
Um abraço,
Andrea